• Funções
    • Ponto de venda
    • Catálogo online
    • Pagamentos
    • Nota Fiscal
    • Ficha modo eventos
    • Fiado
    • Relatórios
    • Gestão de estoque
    • SmartPOS – Developers
  • Planos
  • PDV
  • Conteúdos
    • Blog
    • PodCast – SmartCast
    • Instagram
  • Catálogo
    • Delivery
    • Pedidos Online
    • Integrações
    • Cardápio
    • Loja Virtual
  • Ajuda
    • Canal Youtube
    • Guia de ajuda
Entrar Web
  • Funções
    • Ponto de venda
    • Catálogo online
    • Pagamentos
    • Nota Fiscal
    • Ficha modo eventos
    • Fiado
    • Relatórios
    • Gestão de estoque
    • SmartPOS – Developers
  • Planos
  • PDV
  • Conteúdos
    • Blog
    • PodCast – SmartCast
    • Instagram
  • Catálogo
    • Delivery
    • Pedidos Online
    • Integrações
    • Cardápio
    • Loja Virtual
  • Ajuda
    • Canal Youtube
    • Guia de ajuda
  • Funções
    • Ponto de venda
    • Catálogo online
    • Pagamentos
    • Nota Fiscal
    • Ficha modo eventos
    • Fiado
    • Relatórios
    • Gestão de estoque
    • SmartPOS – Developers
  • Planos
  • PDV
  • Conteúdos
    • Blog
    • PodCast – SmartCast
    • Instagram
  • Catálogo
    • Delivery
    • Pedidos Online
    • Integrações
    • Cardápio
    • Loja Virtual
  • Ajuda
    • Canal Youtube
    • Guia de ajuda
  • Funções
    • Ponto de venda
    • Catálogo online
    • Pagamentos
    • Nota Fiscal
    • Ficha modo eventos
    • Fiado
    • Relatórios
    • Gestão de estoque
    • SmartPOS – Developers
  • Planos
  • PDV
  • Conteúdos
    • Blog
    • PodCast – SmartCast
    • Instagram
  • Catálogo
    • Delivery
    • Pedidos Online
    • Integrações
    • Cardápio
    • Loja Virtual
  • Ajuda
    • Canal Youtube
    • Guia de ajuda
Blog
Home Gestão De Negócios Já é hora de planejar a Black Friday?

Já é hora de planejar a Black Friday?

4 de outubro de 2021 Smart POS

Faltam menos de dois meses para a Black Friday 2021, mas nunca é cedo demais para começar a se preparar para evitar problemas e dores de cabeça. O evento gringo de megas promoções no comércio chegou ao Brasil e enfrentou bastante desconfiança nos primeiros anos, já que os descontos prometidos não eram muito reais, ou “tudo pela metade do dobro”, como apelidaram os consumidores.
Na metade do mês de agosto, o Instituto Reclame Aqui realizou uma pesquisa com quase 24 mil pessoas que acessaram o site para averiguar a intenção de compra dos consumidores na maior promoção do varejo brasileiro. E apenas 20,5% do total admitiu que vai realizar alguma aquisição na Black Friday, os outros 79,5% disseram que não.
O termo “Black Fraude”, apelido da data comercial no Brasil, foi usado para definir o momento por 48,8% dos consumidores entrevistados. Outros 27,1% afirmaram que não existe Black Friday por aqui e 11% dizem que piorou muito. Apenas 6,9% acham o momento uma boa data pra compra e 6,3% enxergam melhorias nos últimos anos.
As incertezas para com a data, de acordo com Edu Neves, CEO do Reclame Aqui, vêm justamente do histórico frustrante no país. “Nos primeiros anos que a Black Friday estreou, tivemos muito problema de descontos falsos, problema de funcionamento das lojas online, que não suportavam tráfego. Uma sequência de estresses que o consumidor enfrentou”, disse, em entrevista ao Olhar Digital News.
Os problemas podem até ter diminuído com o passar do tempo, mas os descontos não são tão atrativos quanto as pessoas esperam. Edu Neves afirma que a ausência reduções de 50% ou 70% nos preços acontece por causa de como funciona o sistema tributário funciona, embutindo os custos nos produtos. Assim, a Black Friday se tornou uma data importada difícil de ser cumprida.
Mas, fora isso, há também as lojas que não cumprem com as promoções prometidas. Entre as reclamações dos consumidores estão também a ausência de itens iguais nas lojas. Por outro lado, as pessoas aprenderam a enfrentar essas adversidades. De acordo com o CEO do Reclame Aqui, há quem imprima a tela indicando os dados necessários para exigir a correção do que aparecer diferente.
Caso o consumidor ainda assim compre algo, é importante olhar o preço a ser pago, tanto no cartão ou no boleto pela internet como na loja física, para comparar com o anúncio. “Se não for, pode imediatamente pedir que a loja cumpra preço. Caso não faça, a pessoa pode usar o Reclame Aqui ou até ir em busca de seus direitos em um órgão de defesa do consumidor”, explicou Edu Neves.
E se já tiver comprado com os valores corretos, há ainda o direito ao arrependimento feito nas compras online, com o prazo de sete dias. “Em loja física depende da boa vontade da loja, porque você teve contato com o produto e não pode alegar arrependimento”, completou o CEO do site.
Edu Neves alertou ainda sobre o cuidado com golpistas, já que as datas de grandes promoções são as favoritas para esse tipo de prática ilegal. “Não compre de desconhecido. Se não conhece, pergunte a um amigo, pesquise na internet, redes sociais. Veja experiências de outras pessoas, avaliações das marcas. Se não encontrar nada, melhor não comprar. O preço muito agressivo é a primeira arma do golpista”, concluiu.

Confira outros dados da pesquisa sobre a Black Friday:
Ainda na pesquisa do Reclame Aqui, consumidores alegaram que não vão comprar, principalmente, por não enxergar promoções reais. O percentual neste caso foi de 64,4%. Outros 15,4% afirmaram que tudo está caro por causa da pandemia da Covid-19. O orçamento apertado e o gasto em outras promoções também foram citados por parte dos entrevistados, além daqueles que não precisam de nada novo.
Já entre os que vão gastar durante a Black Friday, o preço é o maior atrativo para 72%. As lojas online devem receber 65,3% dos consumidores, enquanto 28,7% vão adquirir produtos em lojas físicas. Há ainda aqueles que vão usar as redes sociais para realizar as compras, com 6,8% direcionados ao Facebook e Instagram e 5,2% ao WhatsApp.
Dois terços já monitoram os preços e, desses, 38,1% faz isso há mais de seis meses. Os produtos mais desejados são os eletrônicos, com 10,5% do total.

Via Olhar Digital

Crie sua conta grátis!
Entrar WEB

Dia das Crianças: 13 dicas para a sua campanha de marketing ter mais resultados em 202127 de setembro de 2021
Torne o processo de vendas mais humanizado no digital!11 de outubro de 2021

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes
  • MEI: aprenda a elaborar um planejamento anual eficaz
  • Turismo deve se preparar para a demanda do segmento de lazer em 2024
  • Carnaval 2024: CNC estima que folia vai movimentar R$ 9 bilhões no Brasil
  • Brasil, Coreia do Sul e Oriente Médio vão liderar mercado de luxo nos próximos anos
  • A Escolha Inteligente dos Canais de Venda
Categorias
  • artigos
  • Consumidor
  • Empreendedorismo
  • Gestão De Negócios
  • pdv
  • Sem categoria
  • vendas & varejo
Comentários

    O SmartPOS é  a melhor opção custo/benefício em automação comercial, através de uma solução de software e hardware que os auxiliem na melhoria da gestão dos seus negócios. Integrado a diversas máquinas de cartões de crédito e debito.

    Contato
    Endereço: Av. José Rocha Bomfim, 214 - Toronto 232 - Jardim Santa Genebra, Campinas - SP
    CEP 13080-650.
    Website: www.smartpos.net.br
    Email:  [email protected]
    Telefone:  (11) 2391-7028

    Links Úteis
    Termos de uso
    Política de privacidade
    Sobre nós
    Termos de uso | Política de privacidade
    Copyright © 2023 SmartPOS by NetPOS. Todos os direitos reservados.

    Termos de uso | Política de privacidade

    Copyright © 2021 SmartPOS by NetPOS. Todos os direitos reservados.

    #softlab_button_68506ad2430c1 .wgl_button_link { color: rgba(232,134,0,1); }#softlab_button_68506ad2430c1 .wgl_button_link:hover { color: rgba(255,255,255,1); }#softlab_button_68506ad2430c1 .wgl_button_link { border-color: rgba(232,134,0,1); background-color: transparent; }#softlab_button_68506ad2430c1 .wgl_button_link:hover { border-color: rgba(232,134,0,1); background-color: rgba(232,134,0,1); }#softlab_button_68506ad249c4f a { box-shadow: none }#softlab_button_68506ad249d58 a { box-shadow: none }@media only screen and (max-width: 768px){ #softlab_spacer_68506ad24b4ad .spacing_size{ display: none; } #softlab_spacer_68506ad24b4ad .spacing_size-tablet{ display: block; } }#softlab_soc_icon_wrap_68506ad24b9ec{ display: inline-block; }
    Vá para versão mobile