65% dos brasileiros não têm reserva financeira – Como guardar dinheiro?

A grande maioria dos brasileiros, 65%, não possui reserva financeira, segundo o Indicador de Reserva Financeira, calculado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Como organizar as finanças para conseguir guardar dinheiro?

“Em tempos de inflação e desemprego em alta, muita gente nem sequer pensa em guardar. Tudo o que entra é para pagar as contas e dívidas já contraídas. Essa é a realidade de muitos brasileiros, mas é possível sim passar por essa fase bem, fortalecido e com dinheiro no bolso”, afirma Reinaldo Domingos, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin).

Ainda segundo o educador financeiro, é importante guardar dinheiro para ter uma reserva, em casos emergenciais, como perda de emprego, problemas de saúde, dentre outras situações que necessitem de uma quantia que não era prevista. Confira algumas de suas orientações para guardar dinheiro:

1- Tenha um objetivo

Não adianta guardar por guardar, pois, quando o dinheiro é poupado apenas por poupar vira alvo fácil de gastos imediatistas e impulsivos.

2- Faça um diagnóstico financeiro

Com ele, terá uma visão ampla e ao mesmo tempo minuciosa das despesas mensais, sabendo o que pode ser diminuído ou cortado.

3- Economize no dia a dia

Reduza despesas em casa, no mercado e em restaurantes, entre outras. Assim sobrará recursos para a reserva financeira.

4- Dê o primeiro passo

Comece a poupar. A crise está aí e deve permanecer por mais um tempo. Sem planejamento, as consequências podem ser graves no futuro.

5- Invista o valor

Redirecione as quantias poupadas – mesmo que pequenas – para um fundo com boa liquidez, como a poupança, por exemplo.

Via: amagiadomundodosnegocios