Ícone do site SmartPOS | Sistema de gestão controle de estoque e vendas, catálogo online e pagamentos.

Compras no e-commerce com Pix ficarão mais rápidas por meio do Open Finance

Iniciação de Pagamentos reduzirá o tempo de transação com o Pix nos marketplaces em 50%.

O sistema de dados bancários abertos Open Finance, criado pelo Banco Central, vai tornar os pagamentos via Pix mais rápidos. Essa opção será possível por meio da modalidade ‘Iniciação de Pagamentos’, que pretende deixar as transações online com o recurso mais práticas, eliminando algumas etapas em comparação com a forma tradicional. Uma pesquisa feita pela ABFintechs apontou que esse método pela Open Finance vai trazer uma redução de 50% no tempo de compra com Pix no e-commerce.

Na prática, o que acontece hoje é: nas compras online por meio do Pix é preciso ler um QR Code ou copiar um código, sair do site, abrir o aplicativo do banco, fazer o login, entrar na área do Pix, colocar o código e então autorizar a transação. Por fim, retornar ao site, manualmente. Com a Iniciação de Pagamentos esse processo será mais simples e rápido. Dessa forma, o comprador terá a opção de escolher um banco e imediatamente será transferido para o aplicativo, terá de realizar o login, e logo ser direcionado para a parte do Pix já com todas as informações da transação preenchidas. Assim o comprador vai precisar somente aprovar a transação, e automaticamente é transferido de volta ao site da compra.

 

 

Marcel Nicolay, CTO da fintech Malga, acredita que é esperado uma melhoria significativa na experiência de pagamentos por Pix com a redução das etapas necessárias para concluir a transação a partir da adoção da tecnologia de inicialização de pagamentos. “Atualmente 45% dos pagamentos que processamos na Malga já são via Pix, porém a experiência para pagar não é das mais fáceis e muitos pagamentos não são concluídos. Em alguns casos o comprador precisa passar por até 9 passos para completar o pagamento, entre copiar o código gerado, abrir o aplicativo do seu banco, se autenticar, colar, autorizar e voltar para a loja”, conta Nicolay.

A iniciação de pagamentos é totalmente Open Finance, ou seja, todo o fluxo ocorre por meio das conexões do Open Finance às suas APIs. A Application Programming Interface (APIs) que, traduzida para o português, pode ser entendida como uma interface de programação de aplicação, nada mais é que um conjunto de normas que possibilita a comunicação entre plataformas por meio de uma série de padrões e protocolos.

Dessa forma, o iniciador de pagamento (Iniciação de Pagamentos) é uma tecnologia que consegue se conectar a diferentes arranjos de pagamentos. O Banco Central pretende levar a tecnologia para outros arranjos de pagamentos, como boletos, TED, débito em conta e cartão de crédito.

No entanto, o foco inicial será no sistema Pix, que atualmente é usado em 42% das transações, de acordo com uma pesquisa recente da Mastercard, sobre o uso dos métodos de pagamento digitais em negócios online.

Fonte: Mercado&Consumo.

 

 

Você pode conhecer a área gerencial do SmartPOS lá você terá diversos relatórios para realizar a gestão completa da sua empresa. Clique aqui. 


Crie sua conta agora mesmo, baixe o app SmartPOS.

Sair da versão mobile