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Vestuário e lojas de departamento lideram índices de conversão geradas por anúncios

Setores do varejo virtual representaram, respectivamente, 30% e 21% das vendas online

A poucas semanas da virada do ano, a Rakuten Advertising apontou as tendências para 2023, usando como referência as categorias que melhor performaram nos últimos 12 meses, analisando ainda o que o mercado pode esperar do marketing digital no novo ano.

No quesito número de pedidos, a rede de afiliados da Rakuten Advertising registrou um crescimento de 44,31% em 2022. Isso impactou diretamente as vendas brutas, que registraram aumento de 45,84% em relação ao ano passado.

 

A categoria que dominou as conversões geradas por anúncios do varejo virtual foi a de vestuário, com 30% do total de vendas via afiliados no Brasil, atingindo um crescimento de 6% em 2022. A segunda vertical de maior destaque foi a de lojas de departamentos, que totalizaram 21% das vendas. Contudo, a variação sobre 2021, de 161%, foi bem mais expressiva.

 

Outras verticais que também tiveram destaque foram eletrônicos de consumo, que concentraram 15% das vendas e avanço de 85% em relação ao ano passado. Já a categoria de beleza teve 8% das vendas e alta de 60%.

 

 

 

 

Personalização de anúncios

A queda dos cookies de terceiros ainda divide opiniões no meio do marketing de performance. Enquanto alguns profissionais defendem a segmentação por contexto, outros seguem enxergando possibilidades no setor de dados primários.

Essa discussão leva a outra tendência de 2023: entrega personalizada. Os consumidores almejam maiores níveis de personalização – mais de 70% esperam entregas segmentadas conforme seus interesses. A questão também respinga na autenticidade da marca, já que os consumidores estão cada vez mais conscientes sobre como e onde gastam seu dinheiro. Em tempos de incerteza econômica, essa mentalidade tende a se tornar ainda mais pertinente.

“Temas latentes como impacto ambiental e causas sociais estão intrinsecamente ligados à mentalidade do consumidor. Em momentos de crise, quando ele decide com parcimônia onde investe seu dinheiro, as marcas que estiverem atentas aos valores defendidos por seus públicos ganham destaque no momento da conversão”, diz Luiz Tanisho, vice-presidente da Rakuten Advertising no Brasil.

 

Fonte: Mercado&Consumo.

 

 

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