Ícone do site SmartPOS | Sistema de gestão controle de estoque e vendas, catálogo online e pagamentos.

Com Dia dos Pais e auxílios, varejo em São Paulo tem alta de 2,9% na 1ª quinzena de agosto

Em relação ao mesmo período de 2021 houve alta de 47,3%.

A movimentação no varejo da capital paulista cresceu 2,9% na primeira quinzena de agosto, comparado com igual número de dias de julho, segundo o Balanço de Vendas elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paulo (IEGV/ACSP) com amostra da Boa Vista.

O avanço, segundo os responsáveis pela pesquisa, está relacionado com a compra de presentes para o Dia dos Pais, o início do pagamento das primeiras parcelas dos auxílios extras e a retomada da ocupação formal e informal.

 

O indicador mostrou ainda alta de 47,3% sob o mesmo período de 2021, mas não anima. Agosto do ano passado foi o primeiro mês sem restrições ao funcionamento do comércio, o que indica comparação base fraca.

Os reflexos da pandemia ainda são observados se comparado a igual período de 2019. A primeira quinzena de agosto deste ano ficou 2,6 abaixo.

“Nossa expectativa para o varejo é de desaceleração até setembro. Temos ainda um cenário de inflação e juros altos como fatores negativos”, analisa Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP.

Para Ruiz de Gamboa, com as promoções da Black Friday e injeção de outros recursos aos trabalhadores como o 13º salário ajudarão na recuperação do setor.

Fonte: Mercado&Consumo.

 

Você pode conhecer a área gerencial do SmartPOS lá você terá diversos relatórios para realizar a gestão completa da sua empresa. Clique aqui. 


Crie sua conta agora mesmo, baixe o app SmartPOS.

Sair da versão mobile