Ícone do site SmartPOS | Sistema de gestão controle de estoque e vendas, catálogo online e pagamentos.

Puxado pelo setor de roupas, consumo das classes C e D cresce 2% em maio

Principal gasto no orçamento continua sendo com supermercado (36,9%), seguido por restaurantes (13%)

Impulsionado pelo comércio nas lojas de roupas, que apontou um crescimento de 14% em decorrência das compras em comemoração ao Dia das Mães, o consumo das classes C e D no Brasil subiu 2% em maio, em relação a abril, segundo a Pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital, fintech focada em inclusão econômica.

Apesar de pequena, a alta no consumo destas classes sociais mostra que a economia no varejo está se recuperando aos poucos. “O dado também foi impactado pelas compras no Dia das Mães, que geralmente traz um aquecimento ao comércio varejista. Mas percebemos que mesmo os setores que não têm correlação com o Dia das Mães mostraram alguma recuperação”, afirma Luciana Godoy, CEO da Superdigital Brasil.

Entre os setores que tiveram crescimento e não estão relacionados com o Dia das Mães, Luciana cita os de transportes (7%), automóveis e veículos (6%) e prestadores de serviços (6%). Já os setores que mostraram recuo foram rede online (-3%), companhias aéreas (-2%), diversão e entretenimento (-2%) e hotéis e motéis (-1%).

 

 

O levantamento mostrou também que o principal gasto no orçamento das classes C e D continua sendo com supermercado (36,9%), seguido por restaurantes (13%), lojas de artigos diversos (10,3%) e combustível (7,7%).

Lojas físicas

As compras nas lojas físicas voltaram a cair no gosto do consumidor, com 87% do total, mesmo patamar registrado em abril.

Em relação ao tíquete médio houve aumento nos setores lojas de roupas (11%), lojas de artigos diversos (6%), prestadores de serviços (6%), serviços (4%), automóveis e veículos (4%) e combustíveis (3%). Contudo, caiu o ticket médio de companhias aéreas (-30%), rede online (-4%), supermercado (-3%) e restaurantes (-2%).

Na pesquisa, exceto o Nordeste, onde o consumo recuou 2,4%, as regiões brasileiras mostraram alta. O Sudeste teve uma recuperação de 3,3%, seguido do Sul (1,5%), Norte (1,4%) e Centro-Oeste (0,1%).

Fonte: Mercado&Consumo.

 

Você pode conhecer a área gerencial do SmartPOS lá você terá diversos relatórios para realizar a gestão completa da sua empresa. Clique aqui. 


Crie sua conta agora mesmo, baixe o app SmartPOS.

Sair da versão mobile