Ícone do site SmartPOS | Sistema de gestão controle de estoque e vendas, catálogo online e pagamentos.

7 dicas práticas para fidelizar clientes!

Você investiu em atração e conversão e finalmente conseguiu fechar vendas. Agora, cuidar de cada cliente conquistado para que continue com a sua empresa é tão importante quanto o trabalho feito durante as etapas iniciais da Jornada de Compra. Afinal, se estiver satisfeito, esse consumidor pode se tornar um advogado da marca, avaliando bem o seu negócio na internet e indicando-o para conhecidos.

A chave para preservar a sua clientela é manter um relacionamento constante com ela. Ao analisar frequentemente o comportamento do consumidor, você pode identificar as dificuldades enfrentadas por ele e agir para saná-las antes que o concorrente o faça.

Além disso, há uma série de outras ações que são bastante úteis para fidelizar clientes. Neste post, trazemos 7 dicas práticas de como fazer isso usando, principalmente, o Marketing Digital. Confira!

1 – Capriche no atendimento

Não tem como fidelizar clientes sem fazer o básico, que é oferecer um atendimento de qualidade. Depois de fechar o negócio, o pós-vendas é crucial para manter sua clientela fiel. Muitos consumidores, aliás, estão acostumados com um atendimento ruim, e se sentem abandonados pela empresa depois da compra. Caprichar nesse momento será um diferencial.

2 – Faça ações promocionais

Ações promocionais, como programas de fidelidade e descontos, também são boas opções para fidelizar clientes. Conheça algumas possibilidades:

Crie marcos de sucesso: essa tática encoraja os usuários a darem o próximo passo e a continuarem a jornada com a sua empresa. Dar incentivos, como descontos ou um mês gratuito de serviço após certo período, pode ser relevante para retê-los.

Tenha um programa de pontos: essa é uma prática simples que consiste em, de tempos em tempos, recompensar o cliente de maneira proporcional ao número de aquisições e ao valor de suas compras. Contabilizando o que foi gasto naquele período, ele pode ganhar brindes ou descontos em compras futuras.

Ofereça descontos em datas comemorativas: quem não gosta de ser lembrado quando faz aniversário? Se os parabéns vêm com um desconto especial, a alegria é ainda maior! Envie um email comemorativo ao seu cliente aniversariante e o presenteie com descontos exclusivos. Outra opção é presenteá-lo também no aniversário da própria empresa.

Faça promoções-relâmpago: a ideia da promoção-relâmpago é oferecer um produto com uma condição especial por um tempo determinado, nesse caso especificamente para clientes. É interessante limitar o tempo de validade da promoção ou a quantidade de compras possíveis, gerando assim um pouco mais de urgência.

Implemente um programa de fidelidade: ofereça um desconto significativo ou um presente quando o cliente completar seis meses ou um ano de cadastro no seu estabelecimento. Isso faz com que ele se sinta lembrado como parte importante da empresa.

3 – Reconheça os clientes

Uma forma completamente gratuita de premiar e reconhecer os clientes fiéis é mostrar um deles em particular na sua página do Facebook ou site, selecionando um cliente do mês, por exemplo. Você também pode entrevistá-lo e publicar essa conversa, ou um trecho dela, na sua página.

Isso também é uma forma de transmitir credibilidade aos possíveis novos clientes, mostrando alguém que já conhece a sua empresa.

Outra maneira de reconhecer seus clientes é simplesmente agradecendo. Assim como você, os consumidores gostam de se sentir valorizados. Mostre como você aprecia a presença deles agradecendo-os por utilizarem o seu produto ou serviço e pelo suporte que dão ao seu negócio.

4 – Use o conteúdo para fidelizar clientes

Ao produzir conteúdo próprio, sua empresa cria um ativo de marketing que vai perpetuar por anos em sua estratégia, em vez de apenas alugar espaços com a compra de anúncios. Educar seus consumidores e estar próximo deles para solucionar suas dúvidas tanto em relação ao uso de seus produtos ou serviços é uma ótima forma de fidelizar clientes e promover upsell e cross-sell.

Mas atenção: tenha certeza de que o conteúdo realmente agrega valor para o seu cliente.  Dessa forma, ele achará que o conteúdo também pode agregar valor para outras pessoas e vai compartilhá-lo com seus contatos, ampliando o alcance do material.

5 – Identifique clientes em risco

Vários sinais indicam que um cliente pode vir a encerrar o contrato com a sua empresa. E muitas vezes, nem ele sabe que tomará essa atitude.

A queda em métricas como engajamento e número de visitas ao site e aumento de reclamações são alguns indícios que apontam para um cancelamento iminente. Por isso, fique de olho nessas informações. Ao identificá-las, procure reverter a situação. Mais uma vez, usar conteúdos que estimulem o uso dos seus produtos ou serviços pode servir para reaproximar consumidor e empresa.

6 – Segmente os emails

Nada é tão importante em Email Marketing quanto entregar um conteúdo que seja interessante ao destinatário. Daí a importância de segmentar os contatos para enviar mensagens relevantes para eles.

7 – Acompanhe as estratégias

Por fim, uma dica muito importante é medir e acompanhar o desempenho de cada uma das ações para identificar de fato o que tem funcionado melhor para sua empresa. Poder medir cada ação é, afinal, um dos grandes trunfos do Marketing Digital. Aproveite-o!

 

Via Resultados Digitais

Sair da versão mobile