Ícone do site SmartPOS | Sistema de gestão controle de estoque e vendas, catálogo online e pagamentos.

Dia dos Pais: 5 ideias criativas para campanhas de marketing digital!

As datas comemorativas ou “datas sazonais”, como o comércio costuma definir, são muito esperadas todos os anos, já que é nesse período que as vendas tendem a aumentar. Segundo a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), as cinco datas comemorativas mais importantes no Brasil, são: Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Dia das Crianças. Datas como a Páscoa e a tão esperada Black Friday também impulsionam muito as vendas de setores específicos como o de eletrodomésticos e o de telefonia.

De acordo com especialistas, o faturamento é equivalente a três meses normais do ano. O Dia das Mães, apesar do ritmo de crescimento menos acelerado, continua sendo a segunda data mais importante para o comércio no ano, perdendo apenas para o Natal. O Dia do Pais também não fica para trás, com aumento das vendas nos segmentos de moda e tecnologia.

Com o aumento significativo das vendas em datas sazonais fica o alerta para a importância de realizar um planejamento antes de realizar qualquer ação de marketing.

Nas redes sociais não é muito diferente, por isso é necessário preparar-se com antecedência. Ter dados e fazer deles uma base para montar a próxima campanha é de extrema importância. Além disso, ficar atento se as fontes as quais irão servir de referência são confiáveis.

Em 2017, a agência de marketing Peppery realizou uma pesquisa para entender o comportamento das pessoas nas redes sociais no período que antecede o Dia dos Pais. A conclusão do estudo foi a seguinte:

No período de aproximadamente um mês, o termo “dia dos pais” foi usado mais de 300 mil vezes, sendo em sua maior parte no Instagram, atingindo um potencial de mais de 1 bilhão de pessoas alcançadas. No ano de 2018 esse número tende a multiplicar-se, devido ao crescimento da rede social. Por isso é necessário estar atento às tendências.

Confira algumas ideias criativas para criar uma campanha de marketing digital para o Dia dos Pais:

1 – Fidelize clientes com ações segmentadas:

Antes de atrair mais pessoas para o seu negócio, fidelize quem já é seu cliente. Promova sorteios, crie promoções, beneficie com brindes. Tudo isso através das redes sociais como o Instagram, por exemplo. Ah! O e-mail também é de extrema importância, mesmo que a sua base não seja tão grande – um e-mail bem feito pode converter bastante.

Ex: Crie promoções exclusivas para quem é cliente vip, ou seja, quem está com você há mais tempo. Veja o modelo abaixo:

2 – Para atrair clientes, dê dicas de presentes para o dia dos pais no seu blog ou rede social:

 – “Os 5 melhores presentes para o seu pai – até R$100,00”.

 – “Presenteie o seu pai com um linda camisa – 30% de desconto na compra de 2 peças”.

 – “Leve o seu parceiro para passear nas alturas. Pacotes a partir de R$300,00”.

3 – Post “Conte a sua história”:

Promova uma ação que gere comentários em suas postagens e aumente o seu engajamento.

Ex.: “Conte a sua melhor história com o seu pai. A resposta mais legal ganhará um brinde exclusivo da nossa loja. Presenteie quem você tanto ama!”.

4 – Crie enquetes (perguntas):

Fazer enquetes no Instagram, por exemplo, além de aumentar o engajamento da sua página, melhora o posicionamento e aumenta a visualização dos seus stories.

Ex.: “Qual tipo de pai é o seu? Moderno ou Clássico?”“Qual tipo de presente o seu pai gostaria mais?”.

5 – Homenageie os todos os papais envolvidos:

Desde clientes à funcionários. Homenageie todos os pais envolvidos com a sua organização e torne a sua comunicação mais humana e mais próxima do seu público.

Eleja o pai do ano, o mais descolado, o mais engraçado. Abuse da criatividade e aumente os “burburinhos” nas suas redes sociais, de forma positiva, claro!

Dicas extras:

Antes de criar os seus posts do dia dos pais:

– Segmente o público que deseja atingir:

Defina a quem você quer atingir com sua campanha. Quer fidelizar clientes antigos ou deseja atrair novos clientes? É um público mais jovem ou mais maduro? Tudo isso influenciará na forma de comunicar e no entendimento que o cliente terá.

– Defina o meio de comunicação/rede social onde a sua campanha será lançada:

Escolha o meio em que a sua campanha será lançada. Não necessariamente precisa ser somente em uma rede social. Você pode integrar Instagram + Facebook, Facebook + Site, por exemplo. Só não dê mais atenção a uma que a outra. Você precisa estar ligado em tudo que está acontecendo, principalmente se algum desses canais serve de suporte/tira dúvidas.

Depois de criar os seus post:

– Agendamento – mLabs
Faça o agendamento dos seus posts. Com a ajuda do mLabs, você conseguirá agendar os seus posts sem se preocupar em esquecer, de forma rápida e prática. Outro benefício da plataforma é a possibilidade de criar um calendário das datas importantes para o seu segmento durante todo o ano. Vale a pena conferir!

– Mensure resultados

Crie o hábito de mensurar os seus resultados com uma frequência determinada, por exemplo, a cada 15 dias. Hoje a maioria das redes sociais te dão a possibilidade de ter acesso a quantidade de visualizações, alcance e cliques. Então aproveite esses recursos para saber onde será necessário melhorar.

Via Trakto.

Sair da versão mobile