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4 tendências para bares e restaurantes em 2021

Donos de restaurantes estão sofrendo para reconquistar os clientes durante a pandemia do coronavírus. Mesmo com a reabertura e seguindo as medidas de segurança, a retomada do setor tem sido lenta.

Desde o início da pandemia, 200 mil restaurantes e similares fecharam as portas no país, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Além disso, 85% dos estabelecimentos estão faturando bem menos do que antes da crise.

Inovar e chegar ao cliente de outras maneiras é o caminho para retomar o movimento, dizem empresários do setor.

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1. Já ouviu falar em cozinha virtual?

Os gastos com aplicativos de entrega de comida dobraram desde o início do ano. E quem ganhou com isso foram as cozinhas virtuais, uma novidade no mercado.

Esse modelo de negócio também é conhecido como cozinha escondida, ou dark kitchen. É um restaurante que não recebe clientes, só trabalha com entregas.

Não tem salão, não tem atendimento presencial, nem o take away pra retirar. Os pedidos são todos feitos para entregas.

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2. Substitua o cardápio físico pelo digital

O cardápio digital é uma alternativa que representa diminuição de custos, evitando a impressão do cardápio. Permite alteração de descritivos e valores, em tempo real, sem necessidade de produção de materiais.

Além de evitar que clientes e funcionários manuseiem o mesmo material, reduzindo assim o risco de propagação de vírus.

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3. Aposte no delivery

O delivery é uma grande oportunidade para você aumentar o faturamento do seu pequeno negócio. Primeiramente, porque é mais cômodo para os clientes e, com a pandemia, este serviço se tornou básico às empresas.

Muitos empreendedores que já operam com os serviços em domicílio costumam assegurar que economizam bastante. Tendo menos custos com os seguintes itens, por exemplo: garçons, atendentes de caixa e estrutura física (Energia, locação, água etc).

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4. O controle de estoque como seu aliado

Trabalhe com o estoque mínimo. Principalmente quando se fala de produtos frescos e mais perecíveis do setor de alimentação.

Com a incerteza do movimento dos clientes e de por quanto tempo manteremos essas medidas de cuidados com a pandemia nos restaurantes, é melhor não desperdiçar dinheiro com estoque parado para não correr risco de os produtos vencerem.

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