Ícone do site SmartPOS | Sistema de gestão controle de estoque e vendas, catálogo online e pagamentos.

Técnicas para vender mais no Instagram

Como aumentar suas vendas no Instagram

Você sabe como iniciar um processo de vendas no Instagram? Sabe como fazer para entender melhor o que, e quando, oferecer para sua audiência?

Há quem pense que vender no Instagram envolve somente postar imagens de produtos, sentar e esperar que os clientes venham. E nada poderia estar mais errado.  Vender no Instagram é um processo muito mais complexo do que as pessoas imaginam.

Se o processo de vendas está diretamente ligado a vencer e quebrar as objeções do cliente, vale lembrar que vender na internet depende de vencer uma objeção central: a maior parte das pessoas não sabe quem você é, nem o que você faz, ou qual o seu grau de competência.  Por isso, todo o processo de vendas no Instagram se inicia com a tentativa de conquistar mais proximidade e confiança dos seus seguidores. Sem isso, as pessoas simplesmente não comprarão qualquer coisa sua. Portanto, utilize as técnicas a seguir para poder ganhar proximidade com seus seguidores e poder anunciar produtos e ofertas.

Use a caixa de perguntas para educar

Uma das primeiras ferramentas utilizadas para vender no Instagram é a caixa de perguntas. Aliás, é difícil encontrar um influencer famoso que não utilize a caixa de perguntas como forma de se aproximar da sua audiência, oferecer consultorias, mostrar a própria vida e testar a receptividade da audiência por certos temas e possíveis produtos.

É através da caixa de perguntas que a audiência se sente mais próxima do seu perfil. Os usuários percebem que estão a uma pergunta de distância de você, e isto cria um ótimo efeito para iniciar o seu processo de vendas. É através desta proximidade que o seu perfil começará a vencer as objeções dos seguidores. Mais ainda, através da caixa de perguntas você poderá começar a educar a audiência sobre os temas que possui competência. Portanto, se você sente que o seu perfil ainda não tem tanto contato com a audiência, abrir a caixa de ferramentas como forma de expressar suas opiniões e oferecer dicas e consultorias grátis, esta é uma ótima técnica para iniciar esse processo de proximidade.

Entenda as dores da sua audiência

Toda pessoa que quer vender no Instagram deve aprender a não utilizar o Instagram somente para mostrar a própria vida, mas, antes de tudo, para ouvir as pessoas e entender o que elas precisam. Você deve utilizar o seu conteúdo para compreender cada vez melhor os problemas e dores que a sua audiência enfrenta.

É através do engajamento da audiência com o seu conteúdo que você terá uma ideia mais precisa de que tipo de produto, qual valor e quais pontos seu produto deverá focar. Você deve utilizar seu conteúdo do feed e dos stories para buscar entender as necessidades da sua audiência. Vender no Instagram é saber ouvir. A partir do momento em que você está atento ao que as pessoas estão comentando e buscando, poderá buscar produtos e serviços para ofertar.

O processo de entender as dores da audiência pode ser feito utilizando perguntas nos seus posts no feed, na caixa de perguntas dos stories, ou até mesmo nas mensagens diretas. Por isso, nunca deixe de utilizá-los.

Esteja sempre disponível

Lembre-se que a maior objeção que todo seguidor possui com você é não saber quem você é, ou seja, seu seguidor ainda não o conhece muito bem. Portanto, estar sempre disponível significa dizer que você deve sempre mostrar-se próximo e receptivo em relação a sua audiência. O uso das mensagens diretas (também chamadas mensagens inbox) é um ótimo recurso para isso. Através das mensagens inbox seus seguidores se sentirão conquistando um passo maior de intimidade com você.

Muitos influencers utilizam a mensagem direta para esclarecer dúvidas sobre os próprios produtos, como também iniciar conversas e contatos maiores que resultarão em alguma venda. Se vender envolve ganhar intimidade, lembre-se que as mensagens inbox representam um passo a mais no ganho de intimidade. Assim, elas podem sempre ser utilizadas para esclarecer, comentar e discutir seus produtos.

Faça acordos com outros influencers e produtores

Uma outra técnica de venda comum no Instagram é utilizar a autoridade de outros para anunciar o seu produto. Se o seu perfil não tem tanta visibilidade e autoridade, você pode buscar uma parceria com algum outro perfil que possua mais visibilidade e autoridade. O acordo entre você e o outro influencer pode ser feito de diversas formas.

Muitas pessoas relutam nesses acordos porque têm medo de compartilhar lucros. Contudo, vale lembrar que nesse tipo de acordo você não ganhará somente com as vendas, mas sobretudo com a transferência de autoridade que virá através da menção e indicação de um perfil com maior audiência e autoridade. Este é um ótimo recurso para crescer a sua audiência e autoridade de forma mais rápida. Porém, é importante estar preparado para recebê-la.

..
Via Telescópio Digital

Sair da versão mobile