Ícone do site SmartPOS | Sistema de gestão controle de estoque e vendas, catálogo online e pagamentos.

Como transformar seguidores em clientes?

Uma empresa que realiza abordagens de venda constantes para usuários que ainda não estão preparados dificilmente conseguirá bons resultados. Por outro lado, continuar publicando somente conteúdo para atrair mais seguidores não será a solução para esses problemas.
A dúvida que fica é: como agir para transformar seguidores em clientes?
Separamos algumas dicas que podem ajudá-lo nesse momento:
1) Mantenha uma presença digital consistente
Imagine que você reúna milhares de seguidores nas suas páginas, mas não mantenha uma regularidade nas postagens. Ao publicar uma vez por mês, é muito difícil que você consiga construir um bom relacionamento com esse público.
Portanto, é fundamental manter uma presença digital consistente e uma frequência nas postagens. O objetivo deve ser inserir a sua marca na vida dos seguidores – fazendo com que você seja lembrado constantemente. Essa visão positiva sobre a sua empresa faz toda a diferença para fechar mais vendas.
2) Reconheça as características do seu negócio
Uma loja virtual que comercializa camisetas consegue transformar seguidores em clientes em poucos minutos. Trata-se de um produto de baixo valor que pode ser adquirido por pessoas que acabaram de conhecer a empresa, certo?
Trata-se de uma realidade muito diferente de uma empresa que fornece um software completo de gestão – exigindo um investimento muito maior e atingindo um nicho de público bem específico. Nesse caso, dificilmente uma decisão de compra será tomada logo no primeiro contato com a marca.
Portanto, é muito importante reconhecer as características do seu negócio para entender quais ações são mais efetivas. Uma loja de camisetas não precisa ter uma preocupação tão grande em criar materiais ricos para coletar os dados dos leads e nutrir ao longo de várias semanas. É mais vantajoso simplesmente publicar conteúdo que gerem engajamento e conduzam para o seu e-commerce.
Já uma empresa que possui uma jornada de compra mais complexa precisa compreender isso e ajudar as suas ações nas mídias sociais. Tentar levar insistentemente os usuários ao momento da compra sem que eles estejam preparados pode ser um tiro no pé.
3) Gere engajamento
De nada adianta ter milhares de seguidores se eles não interagem com a sua empresa, não é? Procure fazer publicações que realmente gerem engajamento – movimentando a página e estimulando a criação de bons relacionamentos.
4) Invista na geração de leads
Se você tem um modelo de negócio em que dificilmente os seguidores tomarão uma decisão de compra logo nos primeiros contatos, então precisa investir na geração de leads. Essa é uma ótima forma de colocar em prática uma estratégia que vai muito além das mídias sociais.
Você pode utilizar as postagens nas mídias sociais para criar uma lista de e-mails ou então uma lista de contatos no Whatsapp. A partir disso, torna-se possível estreitar o relacionamento e conduzir os usuários pela jornada de compra – aumentando a eficiência em transformar seguidores em clientes.
5) Não subestime seus CTAs
As CTAs (chamadas para ação) exercem um papel de grande importância para transformar seguidores em clientes. Seja para incentivar um compartilhamento, o download de um e-book ou uma compra, essas chamadas fazem a diferença para conduzir um usuário a realizar uma ação.
Fonte: O cara do marketing
Sair da versão mobile